segunda-feira, 25 de abril de 2011

INCIDÊNCIA NO PREÇO FINAL

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Um treminhão que faz 2 km/litro de diesel gasta 1 Real por km rodado.
No percurso médio de 80 Km ao redor da usina, 40 km de ida e 40 de volta vazio, um treminhão consome 80 R$ de combustível transportando o equivalente a 3 toneladas de álcool contido em 30 toneladas de cana em estado bruto.
Custo/ton transportada num percurso de 80 Km:
Somente grãos....................80/30 ~= 2.7 R$
De álcool equivalente...........80/3 ~= 27,0 R$

Logo, a incidência do combustível gasto no preço final do álcool será aproximadamente de 2% (27/1400).

O custo de transportar o álcool contido na cana será 10 vezes maior, ou seja, 27 R$/ton, que representa incidência de cerca de 2% sobre o preço do álcool de 1400 R$/ton posto na usina.


Um treminhão faz um percurso médio de 80 Km para transportar 3 toneladas de álcool equivalente. Recebe 80 R$/viagem.
Custo unitário: 80/3 = 27 R$/ton
Considerando o valor de 1400 R$/tonelada do álcool hidratado, representa uma incidência de 2% do valor do álcool posto na usina.
Podemos então concluir que o transporte pesa pouco em relação ao valor do produto. Fato que não acontece com da maioria dos grãos, cujo transporte se refere ao produto final, quase isento de beneficiamento.

Mas, em escala global, é o que acontece com a maioria dos produtos primários, grãos e minérios, que são interiorizados nos países de destino em condições semelhantes, depois de um passeio inútil por estradas esburacadas e navios ao redor do mundo.

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