GLOBALIZAÇÃO

COGERAÇÃO DE USO MÚLTIPLO

O intenso tráfego de caminhões carvoeiros e de calcário pela 050 com destino às pequenas siderúrgicas de Itauna e Divinópolis evidencia um mercado promissor para o carvão vegetal que desestimula o corte de arvores naturais, substituído pelo corte de florestas artificiais especialmente cultivadas e mais eficientes do que as naturais.

A instalação de termoelétricas a gás ou etanol nas vizinhanças de Belo Horizonte permite o uso da cogeração para fins múltiplos com aproveitamento integral do gás:
--complementação térmica com alívio do sistema em 500 kV.
--Reduzir o consumo de carvão vegetal na produção de Gusa de inúmeras siderúrgicas regionais (perdas por gazes de escape).
--Utilização da eletrólise na produção de eletro intensivo (potência útil no eixo).
-- Recuperação de áreas degradas do cerrado mineiro.

CLOBALIZAÇÃO
Paradoxalmente, os representantes dos países industrializados, presumivelmente mais cultos, parecem não levar muito a sério as questões ambientais (Estados Unidos, China) enquanto os representantes dos países em desenvolvimento são os que mais se preocupam.
Em plena era da globalização, com as mudanças ocorrendo, problemas cruciais como “Aquecimento Global” e “O Fim dos Recursos Mundiais” - que são problemas de todos, mas não é de ninguém – encontra um tratamento paroquial, cada país buscando a solução de curto prazo para si próprio, que atenda seus interesses imediatos. Países industrializados parecem mais preocupados com o fim dos recursos mundiais, de curto prazo, do que com as mudanças climáticas, cujos efeitos são anunciados para o fim do século. Seu maior temor é de que países em desenvolvimento venham a utilizar energia da forma predatória, como eles o fizeram no passado e, com isso, tenham que compartilhar recursos escassos como petróleo para aquecimento de residências e, grãos para sustentar a produção de alimentos protéicos em seus países (carne).
Bom é exportar carne em vez de grãos, mas melhor mesmo é exportar a tecnologia da produção de carne: embriões de garrotes precoces, semem de campeões de cruzamentos.