ALERTA

GÁS NATURAL E FONTES RENOVÁVEIS

A alternativa promissora está mais no presente do gás natural e das fontes renováveis exóticas do que na produção de petróleo propriamente dito e das grandes hidroelétricas.
Grandes descobertas nos últimos dez anos tornaram o gás natural a alternativa mais promissora de energia para os próximos 40 anos devida a sua abundância e ao custo próximo de zero. Libera menos CO² do que carvão, gasolina (diesel) e até menos do que o etanol em que pese o sucesso do Proálcool.
Encontrado de forma dispersa (descentralizada), custa menos e é mais seguro transportar gas (energia potencial) do que energia elétrica.
Em calor de processo custa metade da eletricidade gasta em chuveiros mesmo incluindo custo de capital. E no acionamento de veículos é mais barato devido o alto preço da tarifa.
É um subproduto da exploração de petróleo em área já licitada: terrestre e fora do pré-sal.


ALERTA EM REDE
Está para ser montada a maior estrutura arrecadadora de impostos e encargos desde o sucesso do lançamento do Pré-sal e da mega usina de Belo Monte e mais 3 usinas do Madeira e Tapajós. O objetivo é transformar a Eletrobrás na Petrobras do setor elétrico e dar força às subsidiárias, ganhadoras das licitações, no melhor negócio do momento: a distribuição de energia.
Para atingir o objetivo do “Sistema Único de eletricidade – SUE, precisa contar com 3 fatores principais não difíceis de realizar:
-- Ampliar a rede de 500 kV que interligará as usinas recém licitadas ao NE, SE e Centro-oeste, o que, convenhamos, custa pouco. Com isso o SUE poderá contar com caminhos alternativos para o transporte de grandes blocos de potência e evitar os incômodos apagões.
-- Principalmente, esperar que fenômenos climáticos -- como os ocorridos em 2005 e 2010 -- não se repitam. Caso em que não haveria energia para transportar e os investimentos seriam inválidos.
-- Aceitar o sistema elétrico como hidrotérmico e providenciar térmicas a gás que custam pouco.