segunda-feira, 25 de abril de 2011

GRANDES USINAS

: GRANDES INVESTIMENTOS

A usina de açúcar pertence à mesma categoria de usinas nucleares, hidroelétricas, eólicas, usinas de biomassa, etc. nas quais o combustível é barato ou quase gratuito. Pouco intensivas em mão de obra, todas têm baixo custo operacional.
-- Nucleares utilizam quilos de urânio enriquecido, praticamente inesgotável
-- Nas grandes hidroelétricas e eólicas, água e vento são gratuitos
-- Bagaço de cana tem as usinas como único mercado. É um péssimo combustível que torna lenta a extração de água. Um mal necessário, tanto quanto a água contida na cana, mas que são inevitáveis pela própria natureza do processo.
Mas, requerem grande capital para a sua construção, sobre o qual incide juros que constituem a maior parcela do custo final.

Mas, usinas de cana são utilizadas para produção de alimentos e energia. As outras formas de energia são veículos para produção de alimentos e outros bens industriais. Usinas de biomassa não são apropriadas para a produção de calor para aquecimento, outra “necessidade básica” do ser humano. Tão importante quanto alimentação. Neste caso, é mais vantajoso queimar o combustível diretamente na produção de calor, de acordo com II° princípio da termodinâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário