segunda-feira, 25 de abril de 2011

CUSTO OPERACIONAL

: combustível

Em que pese o aspecto anacrônico e o incômodo que causam nas estradas – por incrível que pareça – o custo operacional do transporte da cana em estado bruto ainda é pequeno, conquanto 10 vezes mais caro do que o transporte de grãos que deixam os resíduos na lavoura.

Um treminhão, por exemplo, transporta 30 toneladas, independente do fato de que esteja transportando 20 m³ de grãos ou 40 m³ cana. O custo é o mesmo, não importa que transporte 90% de água e bagaço e só 10% de álcool contido na cana.

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Um treminhão que faz 2 km/litro de diesel gasta 1 Real por km rodado.
No percurso médio de 80 Km ao redor da usina, 40 km de ida e 40 de volta vazio, um treminhão consome 80 R$ de combustível transportando o equivalente a 3 toneladas de álcool contido em 30 toneladas de cana em estado bruto.
Custo/ton transportada num percurso de 80 Km:
Somente grãos....................80/30 ~= 2.7 R$
De álcool equivalente...........80/3 ~= 27,0 R$

Logo, a incidência do combustível gasto no preço final do álcool será aproximadamente de 2% (27/1400).

O custo de transportar o álcool contido na cana será 10 vezes maior, ou seja, 27 R$/ton, que representa incidência de cerca de 2% sobre o preço do álcool de 1400 R$/ton posto na usina. Mas, veículos – especialmente se forem próprios -- também têm custos de capital alem do consumo de combustível.

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