quinta-feira, 24 de março de 2011

COGERAÇÃO

A cogeração é uma prática que tem sido pouco explorada no planejamento do uso-final da energia e na escolha dos vetores energéticos mais adequados para esse fim. Tem um sentido muito mais amplo do que a simples geração de energia elétrica a partir da queima do bagaço nas usinas de cana de açúcar. Por mais incrível que possa parecer, constitui uma das mais abundantes fontes de energia do momento (Goldemberg, “Energia para o Desenvolvimento”). Pode ser utilizada em vários locais do sistema atual sem grandes investimentos.

COGERAÇÃO NO SUDESTE

Permite economizar combustível fóssil de antigas térmicas a vapor ainda em atividade no sistema: Piratininga, Santa Cruz -- inclusive Candiota III recém ativada, mas ainda não inaugurada.

Utilizada junto aos centros de carga reduzem a necessidade de linhas de transmissão, ao mesmo tempo em que retardam esvaziamento reservatórios ou necessidade de novos por já serem estoques de energia potencial, disponível a qualquer hora, independente do clima. Com isso vão permitir aumentar a motorização das hidroelétricas atuais com acréscimo de novas unidades de baixo custo incremental.


Em alguns estabelecimentos onde predominam cargas de aquecimento o combustível do motor a gás ou etanol pode ser usado integralmente para produzir calor (aquecimento) e, ao mesmo tempo produzir iluminação e pequenos acionamentos. Hospitais, Clubes, hotéis, shoping, escolas, nos quais – indubitavelmente – o aquecimento por “anacrônicos chuveiros elétricos” constitui a maior demanda. São aplicações de grandes cidades onde mais cresce atividades de serviço, com recuo das grandes fábricas.

Em atividades que utilizam “calor de processo” e energia de acionamento: indústria de alimentos, laticínios, fornos de cerâmica e vidro, padarias, etc.


COGERAÇÃO NO CENTRO-OESTE

Termoelétricas a gás combinadas com antigas térmicas a vapor permite redução do consumo do bagaço, reservado para produção de mais etanol. O período de safra coincidente com a seca permite a complementação de hidroelétricas com ganho de sinergia.




COGERAÇÃO NO NORTE E NORDESTE

Combinadas com antigas térmicas pré-existentes permitem o aproveitamento total do gás de gasodutos já construídos, ao mesmo tempo em que complementam usinas de fio d’água para suprimento local e produção de minério eletro intensivo e siderúrgico a carvão vegetal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário