sábado, 26 de março de 2011

VETORES ENERGÉTICOS

USO-FINAL DA ENERGIA

Gás e etanol constituem as fontes mais promissoras neste bom momento que o país atravessa para a exploração de petróleo e cana de açúcar. Gás que seria queimado de qualquer maneira nos poços e plataformas; e etanol como alternativa viável de energia alternativa. Ambos acabarão se tornando subproduto da exploração do petróleo e cana de açúcar.

O fato mais importante está na melhora do desempenho do sistema atual, de forma descentralizada, retardando o grande Sistema Interligado Nacional.
Um sistema desconectado confina apagões ao subsistema em que o acidente ocorre, evitando a transmissão e distribuição -- os mais sujeitos aos riscos operatórios -- que constitui o principal foco de fragilidade do grande sistema interligado.

Não precisa perder investimento ao desativar antigas usinas, mas melhorar o seu desempenho através da cogeração. Nem perda de elevados investimentos nos grandes reservatórios do passado, mas aumentar sua motorização com acréscimo de novas unidades de baixo custo incremental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário