sexta-feira, 20 de março de 2020

Assim como a vida, o sistema educional não é planejável a longo prazo.


Com todos estes avanços, persistem no entanto, alguns problemas: desemprego estrutural, riscos inerentes às novas tecnologias, preservação ambiental, falta de água e de alguns elementos, poluição dos mares, rios e cidades, contaminação por resíduos atômicos, mercurio, cádmio, etc. No campo educacional, as escolas continuam se esforçando para sustar a evolução- a própria essência da vida- mas a vida se rebela e termina encontrando os meios de seguir fiel a linha evolutiva. Cada nova criança que nasce, inicia uma nova humanidade. Assim como a vida, o sistema educional não é planejável a longo prazo. A escola está sendo atropelada pelas mudanças e o sistema de produção fazendo as mudanças e criando um sistema educacional paralelo através de cursos próprios de sua especialidade. Nos países subdesenvolvidos continuam os velhos problemas de oferecer educação para todos, ainda que precária, sem reprovação, para evitar o represamento. Cursos profissionalizantes, alfabetização em massa para contornar o desemprego estrutural, que consomem a maior parte dos recursos disponíveis. O grande afluxo às escolas se dá mais por motivos assistenciais (alimentação e prêmios) que propriamente para o fim de estudar.

Um comentário:

  1. No campo educacional, as escolas continuam se esforçando para sustar a evolução- a própria essência da vida- mas a vida se rebela e termina encontrando os meios de seguir fiel a linha evolutiva. Cada nova criança que nasce, inicia uma nova humanidade

    ResponderExcluir