Durante os quatro anos deste governo o preço do petróleo Brent se estabilizou em torno de US$115/barril. Quando chega ao fim, o preço do petróleo cai para US$80/barril, enquanto a gasolina sobe nos postos brasileiros, zerando automaticamente a defasagem. Conclusão: Se o petróleo continuar em queda o Etanol ganha competitividade sem que se tenha tomado nenhuma providência.
Se o novo governo tiver a coragem de aumentar o preço da gasolina – coisa inimaginável – o Etanol fica mais viável ainda.
E o Pré-sal fica cada vez mais distante.
A China torna-se neste ano a maior economia do planeta Terra o que não quer dizer nada. Ainda é um país subdesenvolvido com metade da renda por habitante do Brasil. O que mais surpreende é a eficiência de seu planejamento estatal.
De país paupérrimo – com migração equivocada submetido de Mao Tse-tung – em direção a um estágio superior de desenvolvimento econômico e social.
Nesses 30 anos de experiência de uma sociedade dirigida com mãos de ferro pelo Estado, mas com uma economia com tintas cada vez mais fortes de capitalismo, a vida do chinês comum mudou e mudou muito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário